Cabinda - Membros do CONACCE foram detidos por elementos do SIC (Serviços de Investigação Criminal) e SINSE.
No âmbito da expansão das actividades da CONACCE CHAPLAINS em África, depois de ter formado membros no Congo Brazzaville, Benin, Camarões e Togo, chegou a vez de serem formados Capelães e Juízes pela Paz na RDC e Angola (Cabinda e Luanda), é neste sentido que esta organização contactou alguns membros defensores dos direitos humanos, autoridades eclesiásticas e outros a fim de se reunir para transmitir por meio de uma apresentação aquilo que é a CONACCE.
Criou-se uma comissão que recebeu dois dos enviados dessa organização há 3 meses, e voltaram nesta sexta para uma reunião de informação e averiguação das orientações deixadas no encontro passado.
Foi assim que se convocou esta reunião do dia 25 de Março, com a presença de vários membros da Sociedade Civil em Cabinda, numa das salas do Colégio Privado junto da Janela Aberta onde se fez na íntegra a apresentação da CONACCE e as suas actividades bem como o seu serviço dentro das Nações unidas.
No decorrer da apresentação, passados 45 minutos, fomos surpreendidos pelos Agentes do SINSE, SIC seguidos de um Aparato Policial com 8 viaturas totalmente cheio de Agentes devidamente armados.
Detiveram o Formador da CONACCE de nome Evêque Rock Kavada, acompanhado de seu assistente Kavada, prenderam todos os pertences na sala de aula desde telemóveis, computador, projector, pau de selfie, tripé, cadernos, lapiseiras carteiras de bolso e mochilas.
Sem se esperar, fomos todos filmados e carregados nas viaturas sendo alguns rostos devidamente conhecidos no veiculo do SIC fechado e o resto foram colocados nas viaturas abertas num total de 46 elementos.
Fomos conduzidos ao Comando Municipal de Cabinda/SIC-Nissan, postos no local fomos registrados e nos apercebemos de que o Formador foi bofeteado por um Agente até agora não identificado onde desacreditaram a organização e a sua presença em Angola foi considerada ilegal pelas autoridades bem como a actividade, de referir que é a segunda vez.
Permanecemos no SIC das 12 às 18, onde foram identificados e interrogados os membros da Comissão organizadora e posteriormente encarcerados numa cela.
Depois de vários cadastramentos, no momento de muito nervosismo e desespero, dois agentes do SIC chamaram os Activistas Jeovanny Ventura e Félix Liumba perguntando-os sobre os seus pertences, fruto da repercussão da informação nas redes Sociais.
Nos 46 elementos, foram identificados os seguintes elementos: Dono do Colégio, Director do Colégio, dois Vizinhos do Colégio que estiveram de passagem.
Dos 42 restantes, 35 foram postos em liberdade, alguns identificados os Activistas: Jeovanny Ventura, Felix Liumba, Hilário Gimbi, Celestino Manhito, Sebastião Buio (MIC, Celestino Quitembo, Professor Deodato, Inácio Sozinho dos Santos, Ex. Secretário Provincial da UNITA em Cabinda Joaquim Lelo Dunge, Membro do Secretariado Provincial da UNITA em Cabinda, Pastor Abrão Membro do ACC, António Mayimbi Membro do ACC, Alberto Bumba Participante e muito mais...
Ainda continuam detidos junto com o Formador e seu companheiro, os membros que compõe a Comissão Organizadora que segundo as informações, serão apresentados ao Ministério Público: Êveque (Bispo) Rock Kavada – Capelão pela paz, enviado da CONACCE em Cabinda, Petit Kavada – acompanhante do Capelão, Alexandre Kwanga Nsito, Alberto Paulo Macosso, Mateus Bernardo Ngimbi, Wilfrido Tangui Gomes (Membro da CASA CE) Secretário Provincial do PADDA, Francisco Lufuilo Ngoma, Pastor João – Membro da Comissão CONACCE CHAPLAINS é um grupo de voluntários criado por cristãos, hoje estendem suas actividades em todas as sensibilidades com maior realce as Sociedades Civis.
É membro do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) sob o Cod.677100 DESA-ONU.
Fonte: Angola Transparente