Luanda - Comandante Giza á responsavel da 51ª Esquadra localizada na Centralidade do Kilamba, em Luanda, onde com o auxílio dos competentes operacionais da sua equipa, têm garantido de forma eficiente a segurança e a tranquilidade públicas, das principais entradas e arredores daquela circunscrição.
Nascida nas terras da palanca negra gigante, aos 30 de Outubro de 1986, a Comandante Giza, revelou que é casada, mãe de dois filhos e ingressou nas fileiras da Corporação aos 19 anos, tendo afirmado convicta que ser Polícia é uma paixão que nutre desde a sua adolescência, inspirada pelo seu tio afecto a Polícia de Intervenção Rápida (PIR), à quem tem uma grande consideração.
Questionada sobre o seu percurso na PNA, Giza como é afectivamente tratada pelos mais próximos contou a nossa reportagem que frequentou a recruta no Capolo II e a preparação Policial, foi uma espécie de aprendizado para a sua auto-capacitação e profissionalismo.
Com vista a agregar valores e competências, a Oficial Subalterno disse que, no ano de 2012, abraçou outros desafios e frequentou o Instituto Superior de Ciências Polícias e Criminais (ISCPC), onde concluiu o ensino superior naquela casa do saber, tendo sido colocada no então, gabinete de informação e análise da PNA, desempenhando posteriormente, as funções de patrulheira, nas Esquadras da Ingombota e Maculusso.
A Oficial afirmou que tendo em conta a sua decisão de contribuir para a segurança dos cidadãos, formou-se em Comando e Operações no ISCPC, onde foi distinguida com mérito e de seguida, foi chamada para comandar a Secção de Operações da Esquadra do Benfica.
Com o sentimento de amor a pátria, Gizela Bartolomeu, foi igualmente a Comandante da Esquerda do Onga e agora continua a Comandar os destinos da 1ª Esquadra do Kilamba.
Para medir o barómetro da sua operacionalidade, a nossa equipa de reportagem deslocou-se até as principais ruas que compõem o território sob sua jurisdição, onde vários cidadãos enalteceram o papel deste efectivo feminino da PNA.
Os jovens Sebastião Moco e Meinga Luvumbo, taxistas que operam fundamentalmente no Quarteirão Q, elogiaram a figura emblemática da Comandante Giza, sobretudo na luta contra o roubo nas paragens de táxi, bem como na sensibilização dos moradores, para a abstenção das práticas que atentam a segurança pública daquela localidade.
A "Comandante Giza" fala connosco todos os dias, ela procura congregar-nos, enquanto taxistas", referiu o cidadão Sebastião Moco.
No final da nossa reportagem, Gizela Bartolomeu, apelou a todas as mulheres da Corporação, para continuarem a trabalhar no sentido de engrandecerem o órgão.
"Cada fase da nossa vivência faz parte da trajectória de vida, no entanto, temos de conhecer o trabalho básico da Polícia, para crescermos profissionalmente", conclui a Comandante.
Fonte: Polícia Nacional