Os medos do TikTok e seu impacto na África


Quénia - Jornalistas africanos, a emissora queniana Waihiga Mwaura considera se os governos africanos deveriam se juntar ao coro crescente de preocupação com o TikTok.

Linha cinza de apresentação curta, uma sensação de pânico parece estar aumentando em alguns setores sobre o TikTok.

Os governos do Ocidente estão começando a agir especialmente quando se trata de segurança de dados, mas até agora houve poucos comentários oficiais na África.

O formato hipnótico do aplicativo conquistou o mundo - e este continente não é diferente.

A rolagem sem fim, as pepitas rápidas de informações, o algoritmo que parece saber o que você quer ver melhor do que você mesmo, servem para atrair o usuário. Em pouco tempo, os segundos se transformam em minutos, que podem se transformar em horas.

Uma dor de cabeça induzida pelo TikTok pode ocorrer, na qual as coisas só são compreensíveis desde que sejam apresentadas na forma de meme.

Mas resistir a esse ataque pode ser infrutífero e nós, no continente, devemos estar atentos.

O relatório de notícias digitais do Reuters Institute de 2022 mostrou que a África é um mercado prioritário para o TikTok, com cada vez mais jovens usando-o para obter as últimas notícias.

Eles estão desafiando as narrativas mais convencionais sobre o continente e apresentando ao mundo uma visão diferente.

Kili e Neema Paul

Os tiktokers tanzanianos Kili e Neema Paul tornaram-se conhecidos na Índia

No entanto, preocupações foram expressas em muitas partes do globo sobre seus recursos de segurança.

O TikTok esteve recentemente na linha de fogo, principalmente dos legisladores dos EUA que interrogaram o CEO Shou Zi Chew por mais de quatro horas no que foi descrito como um "confronto no Congresso".

O foco estava nas suspeitas de que dados de usuários coletados pelo aplicativo poderiam ser acessados ​​pelo governo chinês.

Os temores sobre o TikTok não são exclusivos dos EUA - vários países estão proibindo o uso do aplicativo junto com outras plataformas de mídia social em telefones de funcionários do governo devido a medidas insuficientes de segurança de dados.

Waihiga MwauraWaihiga Mwaura

Existe a sensação de que, embora a segurança dos dados seja um problema, o TikTok não deve ser o único foco de atenção"

Mas houve silêncio por parte dos governos africanos. Nenhum país do continente ainda tomou medidas contra o TikTok.

Falando com alguns especialistas aqui no Quênia, existe a sensação de que, embora a segurança dos dados seja um problema, o TikTok não deve ser o único foco de atenção.

Kennedy Kachwanya, presidente da Associação de Blogueiros do Quênia (Bake), nos lembra das acusações de que a Cambridge Analytica, com sede no Reino Unido, coletou dados de usuários no Quênia para ajudar a manipular o resultado das eleições em 2013 e 2017.

A empresa, que já fechou, disse em 2018 que trabalhava como agência de marketing e estava simplesmente usando a mídia social para ajudar seu cliente a vencer.

"A questão da Cambridge Analytica foi muito discutida nos EUA e no Reino Unido, mas o que eles fizeram no Quênia, por exemplo, nas eleições de 2013, mal foi mencionado", diz Kachwanya.

"Sinto que o Quênia e a Nigéria foram os campos de teste para eles antes do grande uso nos EUA e no Reino Unido."

Para ele, as denúncias do que a Cambridge Analytica poderia fazer indicavam como as informações do usuário poderiam ser usadas por terceiros, seja para fins comerciais, interferência no processo democrático ou para ajudar na vigilância do Estado.

Também há alegações de que as manchetes anti-TikTok refletem as preocupações de que seus rivais estejam perdendo participação de mercado.

James Wamathai, também da Bake, acredita que o alvo do Tiktok é alimentado pela histeria e propaganda americana.

O estrategista digital diz que "as empresas americanas coletam muito mais dados" e argumenta que estão frustradas porque parecem "incapazes de competir com o TikTok".

Há também outra preocupação com a segurança dos usuários e a possibilidade de serem expostos a material inapropriado.

Gift Mirie, gerente de uma empresa digital com sede em Nairóbi que lida com influenciadores de mídia social, acompanhou de perto a sessão com o CEO da TikTok no Congresso dos EUA. Ele ficou surpreso com a forma como o homem de 40 anos foi tão direto com informações sobre o funcionamento interno da plataforma.

Seu maior problema, entretanto, foi que as garantias que Shou Zi Chew fez sobre a segurança dos adolescentes americanos não foram estendidas a outros lugares.

"Vimos como os jovens africanos saltam rapidamente nas tendências globais - qual é a consideração por sua segurança neste plano de proteção de algoritmo?" perguntou o senhor Mirie.

O presidente-executivo da TikTok, Shou Zi Chew, reage durante uma sessão para ele testemunhar perante uma audiência do Comitê de Energia e Comércio da Câmara

O CEO da TikTok, Shou Zi Chew, disse aos legisladores dos EUA sobre a proteção dos jovens americanos, mas e os jovens em outros lugares?

Esta semana também viu um grupo de lobby senegalês, conhecido como Restic, apelar ao regulador local para ajudar a controlar o que os jovens podem ver.

“Infelizmente, o conteúdo do TikTok é muito violento e alguns recursos neste contexto não são permitidos por nossas tradições aqui na África”, disse Moustapha Diakhate, da Resitc, ao programa Focus on Africa da BBC.

"Definitivamente, queremos ver como protegemos nossos filhos que interagem com essa mídia social."

Todos aqueles com quem conversei acham que a segurança dos dados e a segurança online devem ser uma consideração importante - independentemente de onde a empresa controladora do aplicativo de mídia social em questão esteja baseada.

Eles desafiam os governos africanos a exigir das empresas de tecnologia as mesmas garantias que suas contrapartes no Ocidente estão recebendo.

Os dados que são oferecidos gratuitamente pelos usuários podem ser usados ​​para fins de marketing inocentes. Mas nas mãos erradas, seja um estado autoritário ou uma potência estrangeira, a informação pode ser usada para algo mais nefasto.

Fonte: BBC News


Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !