Luanda - O Serviço de Investigação Criminal, através do Departamento de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em coordenação operativa com outras forças do sistema de Segurança do Aeroporto.
Com destaque para Polícia Nacional, SINSE, AGT, SME, deteve nesta segunda-feira, 1de Maio, por volta das 7h44, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, cinco cidadãos, sendo um tanzaniano de 43 anos, comerciante e escultor, na condição de mula, passageiro em trânsito com destino a África do Sul e quatro angolanos com idades compreendidas entre os 36 a 56 anos de idade, na condição de receptores de duas malas de viagem, detidos por factos que configuram os crimes de tráfico de droga do tipo Cocaína, por transporte e recepção de droga dissimulada em quatro malas de viagem provenientes da República Federativa do Brasil, sendo que duas em posse do cidadão Tanzaniano, tinham como destino à República Sul-africana
Referir que os cidadãos foram detidos em momentos distintos, numa acção de enfrentamento para o combate ao Narcotráfico, depois do desembarque de passageiros do Voo da companhia Aérea de bandeira nacional, TAAG Angola Airlines, proveniente da cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo/ Brasil.
O cidadão Tanzaniano foi detido em posse de duas malas de viagem onde estavam dissimuladas na base o pó de cor branca, que submetido ao teste colorimétrico pelos técnicos do Laboratório de Criminalística, deu positivo para Cocaína, com o peso de 5. 965 kg. De acordo informações preliminares determinou-se que este indivíduo viajou de Dar- Es- Salaam, Tanzânia, para Joanesburgo, África do Sul, no dia 12 de Abril deste ano, e no dia 15, seguiu para Angola, na companhia Aérea TAAG Angola Airlines, e as 23h00, do mesmo dia seguiu para o Brasil, onde foi recrutado por um cidadão brasileiro conhecido por SHEBBY, para transportar a droga para África do Sul e posteriormente para Tanzânia.
Por outro lado, num outro momento, foram detidos mediante busca de informação e sequência investigativa 4 cidadãos com idades compreendidas entre os 36 e 56 anos, na condição de receptores de duas malas de viagem, que foram abandonadas por um passageiro no tapete rolante de bagagem, onde também estavam dissimuladas no fundo placas lisas de baquelite com plástico a volta, bem como adesivos com cheiro de alcatrão para desviar o farejamento dos cães no acto de verificação intrusiva, contendo nelas um pó branco, que submetido ao teste colorimétrico deu positivo para Cocaína, com o peso de 2.976 kg. Sendo que se presume que receberiam apoio para fazer sair as malas do Aeroporto.
Mediante busca de informações e uma investigação aturada no exterior do Aeroporto foi possível determinar e deter em sequência investigativa os referidos receptores.
Ao todo foram apreendidas um total de 8. 941 kg de droga do tipo Cocaína.
Salientar que os cidadãos ora detidos serão presentes ao Ministério Público para ulteriores trâmites processuais, enquanto diligências prosseguem para esclarecimento total deste crime.
Fonte: SIC