Namibe - Arrancou hoje, domingo, 14 de maio, no município do Tômbwa, a Operação Restauro, com o encerramento de sete igrejas.
Um total de oito igrejas e seitas religiosas foram visitas no âmbito da operação restauro, pela equipa multissectorial que visa auferir a legalidade das mesmas para o exercício das actividades religiosas e também observar as condições em que são submetidos os fiéis aos cultos.
A operação que teve início hoje, encerrou sete Igrejas e seitas religiosas por não possuírem documentação que os autorize ao exercício da actividade.
De acordo com o Director Municipal da Cultura, António York Caunda, avançou que, para o exercício da actividade religiosa é fundamental que as instituições que concorrem para este fim, estejam legais e reconhecidas pela Administração local.
Existem requisitos que se precisam ter em conta, as condições do espaço, localização da igreja, o nome do Pastor, devem constar na base de dados da administração municipal por via da direcção municipal da cultura.
O responsável, disse, por outro lado que a operação será extensiva a nível do município do Tômbwa, sendo que vai permitir combater a proliferação de seitas religiosas que crescem desordenadamente e, de modo geral contribuir para um município mais organizado.
De dar nota que, a comissão criada integra o Comando municipal da Polícia Nacional do Tômbwa, Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, Inspetor Municipal da Saúde, Direções municipais da Cultura, Urbanismo, Fiscalização e membros da Administração Comunal.