Moxico - O Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, e o Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, testemunharam nesta terça-feira 13 de Junho, o acto de consignação da obra de reabilitação da Estrada Complementar 192/EN 250/EC 254/EC 385, Luau (Marco 25) Cazombo e Lumbala Caquengue, numa extensão de 247,50 quilómetros de estrada.
A obra foi adjudicada à empresa QG Konstruktion GmbH., por um contrato de empreitada valorado em cerca de 276 milhões de dólares, com um prazo de execução de 48 meses.
A reabilitação da estrada vai facilitar o transporte e o comércio entre as localidades do Luau, Cazombo e Lumbala Caquengue, melhorar a qualidade de vida das populações locais e contribuir para o desenvolvimento económico e social da província.
Ao discursar no evento, o Governador Provincial destacou que o mandato de 2023 a 2027 será o mandato das estradas por constituírem um factor decisivo para o crescimento e desenvolvimento da província, reafirmando que o objectivo do Governo é servir o cidadão.
Por seu turno, o Ministro das Obras Públicas reconheceu a dificuldade das populações em fazer o trajecto do Luau ao Cazombo e em outras localidades, factor que na sua visão levou o Presidente João Lourenço a orientar a criação de condições administrativas, financeiras e legais para o início das empreitadas, tendo apelado para que as populações locais apoiem a empresa empreiteira e que todos se engajem nos desafios de desenvolvimento do Moxico.
Carlos dos Santos anunciou que neste quinquénio serão providos cerca de 700 quilómetros de estrada e mais de 300 metros lineares de pontes, que poderão ligar as sedes municipais da Província, tendo acrescentado a construção de 20 pontes projectadas para o município do Alto Zambeze e que nos próximos momentos testemunhará a consignação da estrada que liga Luena ao Luau.
Testemunharam a cerimonia o Vice-Governador para os serviços técnicos e infraestruturas Wilson Augusto, o director Geral do INEA, Henriques Victorino, membros do Governo e do Ministério das Obras públicas, Urbanismo e habitação, entidades eclesiásticas e tradicionais com destaque para a Sua Magestade Rainha Nhakatolo.