Huíla - O comando provincial da polícia nacional na Huíla, manteve, no dia 24 do mês em curso, um encontro com os taxistas e "lotadores de táxi" do município do Lubango, de formas a estreitar a cooperação e fortificar a segurança neste sector.
Durante o encontro, analisou-se a situação de segurança nas paragens de táxis ou "placas" conforme vulgarmente são chamadas, bem como a forma de organização dos "lotadores de táxi" (Jovens que ajudam os taxistas a colocarem passageiros nas suas viaturas).
O momento serviu ainda para interagir e alistar os jovens que exercem a referida actividade, de forma a elevar os níveis de organização e de segurança, bem como evitar que outras pessoas se aproveitem desta actividade para fins ilícitos contra cidadãos que procuram diariamente os serviços de táxi.
Na ocasião, o comandante do Lubango em exercício, Inspector-Chefe, Lucas Justino, por sinal dirigente do acto, apelou aos responsáveis das Associações dos taxistas e "lotadores de táxi", a colaborarem com os órgãos policiais no sentido de cada vez mais melhorar a segurança no exercício das referidas actividades, " por outra, aproveito deixar os números dos piquetes para caso de denúncias ou actos essencialmente virados á segurança pública".
Por sua vez, alguns “lotadores” afirmaram que pagam propinas escolar com o dinheiro arrecadado da actividade. No caso do jovem Paiza de 33 anos de idade, testemunhou, " Chefe, eu por exemplo pago os meus estudos e a creche da minha filha com o dinheiro que ganho como lotador desta "placa" (paragem do bate-chapa), consigo não só
pagar os meus estudos como também a creche da minha filha, agradeço muito a presença da polícia e a iniciativa que tiveram de vir ao nosso encontro para nos ajudarem a se organizar", disse o jovem.
Ao culminar da actividade, Lucas Justino mostrou-se satisfeito pela forma organizada dos lotadores da paragem da rotunda do João de Almeida, onde cada lotador tem a sua camisa timbrada com o nome da placa, seu nome e com o lema: *O CRIME NÃO COMPENSA*, e pediu para que outros lotadores seguissem o exemplo.