Durante o encontro foram levantadas diversas causas e consequências da violência doméstica, falta de respeito nas relações, tanto no ambiente escolar, quanto nos demais espaços e contextos da sociedade.
Dentre os objetivos da palestra, promover a reflexão e compreensão dos estudantes, visando enfatizar o respeito ao próximo, abuso sexual, prostituição infantil, consumo de substâncias ilícitas, delinquência juvenil, além de estimular a autonomia, organização e criatividade dentro do processo de ensino e aprendizagem.
Para a aluna Amélia dos Santos, estudante da 9ª classe, disse que este é um tema relevante e atual, e que precisamos ter em atenção sobre a violência, seus males e suas consequências. Também precisamos aprender a ouvir dos nossos educadores, buscar entendê-los, pois que muitos adultos com idades dos nossos pais, aproveitam-se das nossas fragilidades e vulnerabilidade para atingirem seus desejos lascivo".
Ana Levi, Directora da escola, reforçou o papel social da polícia nas comunidades. “É importante que a Polícia esteja junto à comunidade especialmente na instituições de ensino, orientando e explicando quais são os riscos que eles podem sofrer e como devem se preparar para não cometer crimes".
Por sua vez a Comandante da Esquadra disse que, "a colaboração da Polícia Nacional é fundamental para os adolescentes e jovens, uma vez que um dos nossos objetivos é trabalhar a prevenção de possíveis problemas na vida dos mesmos. Nós não procuramos somente diminuir, mas sim prevenir crimes, como maus-tratos e abusos”, ressaltou.
No final a direção da escola aproveitou a oportunidade, a fim de parabenizar a iniciativa da Polícia e a todos os envolvidos nessa actividade".