Bengo - Os efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros afectos ao Destacamento da SOGESTER e funcionários da empresa de gestão de terminais, na localidade do musseque, municipio do Dande, foram capacitados esta sexta-feira 25.08.2023, nas suas instalações, em matérias de calamidades, com o objectivo de prevenir ocorrências de riscos colectivos, resultantes de acidentes graves, catástrofes ou calamidades.
Proferiu a palestra o Inspector Bombeiro *António Osvaldo Filipe*, chefe de departamento de Redução de Riscos de Desastres, do Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros no Bengo, no âmbito do cumprimento do plano de palestras aprovado superiormente pelo Comissário Bombeiro *Faustino Sebastião Camões*, Comandante Provincial de Proteção Civil e Bombeiros no Bengo, que prevê instruir o efectivo dos distintos comandos municipais, quartéis e destacamentos de socorro a sinistralidade rodoviária em matérias sobre calamidades.
António Filipe, que cumpre o segundo dia do ciclo de palestras que teve início no destacamento do Panguila, referiu que o exercício da área que dirige visa também, dentre outros aspectos, atenuar os riscos e mitigar os seus efeitos através da criação de estratégias de intervenção perante as ocorrências que coloquem em causa a integridade física do homem e bens patrimoniais, bem como, socorrer e assistir as pessoas afectadas ou em perigo iminente.
Durante a palestra os presentes, apresentaram as suas inquietações e contribuições no que concernente a matéria de prevenção, nesta fase em que se assiste no país a época chuvosa, onde ocorrem algumas alterações em consequência das várias ocorrências que o fenómeno poderá causar no meio ambiente.
Participaram da palestra o Agente Bombeiro de 1ª Classe Mateus Gouveia L. Luís, comandante do destacamento, oficiais, subchefes e agentes, bem como, responsáveis pela segurança da SOGESTER, no âmbito da parceria entre as duas forças de gestão de processos de riscos ou calamidades.