Bengo - O Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária do Comando Provincial do Bengo da Polícia Nacional registou, no período de Janeiro a outubro deste ano, 319 acidentes de viação, que resultaram na morte de 107 cidadãos e o ferimento de 225 outros.
A informação foi avançada, esta sexta feira 10.11.2023, pela Superintendente-Chefe Valeriana Lisboa Coelho, Chefe de Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária do Comando Provincial do Bengo da PNA, quando falava durante uma entrevista ao programa radiofónico "A voz da Delegação do Minint" emitido na Rádio Eclésia de Caxito, numa condução e apresentação do Superintendente Gaspar Luís Inácio.
Durante a entrevista, a responsável referiu, que os atropelamentos lideram as estatísticas com 97 casos e apontou o excesso de velocidade e a ultrapassagem irregular, a má travessia de peões bem como, o mau estado técnico dos veículos, como as principais causas destes acidentes de viação neste ano.
Valeriana Lisboa Coelho mostrou-se preocupada, pela forma de andamento incorrecta dos condutores ao longo da Estrada Nacional n° 100 pelo que, apelou a pautarem "mais pela condução defensiva, uma vez que, não conduzem só para si mas também para os outros", disse.
Interrogada sobre o uso de bebidas alcoólicas na condução, a responsável referiu, que a Polícia de Trânsito no Bengo tem estado a recorrer ao uso do bafómetro, para todos os casos suspeitos e actualmente, de acordo com o Código de Estrada toda e qualquer percentagem de álcool constitui infração, tendo apelado aos automobilistas a não uso do álcool durante a condução.
De referir, que o programa "A Voz da Delegação do Minint", é transmitido todas as sextas-feiras das 14 às 15 horas, na Rádio Eclesia de Caxito.