Bengo - O Serviço de Investigação Criminal no Bengo , realizou neste sábado, 10.11.2023, uma micro operação, que incidiu na localidade do Musseque Quicoca, bairro Porto-Seco, rua do Fred, concretamente no interior de um estabelecimento comercial, que culminado com a detenção do um cidadão nacional de 39 anos de idade, suspeito do crime de Falsas qualidade.
A detenção do implicados em flagrante delito é fruto de um trabalho aturado de inteligência criminal com base à informações operativas, que davam conta da existência de um cidadão que se fazia passar por efectivo do SIC/Bengo, afecto a Brigada de Investigação Criminal do Desvio da Barra do Dande, e que teria ameaçado, algemar e de ter obrigado um cidadão a proceder entrega de valor monetário em kzs no valor de 2.000,00 (dois mil kwanzas).
Nas suas ações o indiciado exibia uma credencial da Polícia Nacional, usado na véspera da visita do presidente da República na Província do Bengo e no decurso da sua detenção foi submetido à revista minuciosa, tendo sido encontrado em sua posse um par de algemas, bem como fotografias suas, usando uniforme das Forças Armadas Angolanas.
Vale realçar que, consultado a base de dados, veio-se a saber que o mesmo teria sido detido pelos operacionais do SIC-Bengo, no final do ano de 2022, pelo mesmo crime e apreendido na altura, uma arma de fogo, do tipo pistola.
Durante a operação foram apreendidos um (01) mapa de alfabeto fonético de código CXS, para operadores de rádio; vinte e quatro (24) fotografias do tipo passe de diversas pessoas, por se identificar e um (01) par de algemas.
O cidadão em causa, será presente ao Ministério Público para os procedimentos legais